Na última quinta-feira (19), o Sensei Eduardo Duarte, presidente da FJSERJ, participou da conferência de entrega de faixas da Equipe Dojô Fraga, realizada no Clube São Cristovão Imperial, no bairro de São Cristovão, Zona Norte do Rio.
O evento foi conduzido com maestria pelos Senseis Alex Fraga e Tainá Fraga, pai e filha, que uniram alegria, descontração e disciplina em uma reunião emocionante. A cerimônia contou com a presença de diversos Senseis, reforçando que o judô transcende entidades, promovendo a união em torno de um propósito comum: o fortalecimento da modalidade.
“Não é a faixa que determina o conhecimento de um judoca, assim como uma entidade não torna um Sensei superior a outro. Jigoro Kano nos deixou um grande ensinamento com o princípio de Jita Kyoei, que significa 'benefício mútuo' ou 'prosperidade mútua'. Essa filosofia esteve muito presente entre todos os participantes, com fraternidade e respeito como pilares”, destacou o Sensei Eduardo Duarte.
O presidente da FJSERJ também falou da sua emoção ao participar do evento:
“Foi uma honra receber o convite do amigo e Sensei Fraga. Esses momentos nos proporcionam encontros entre gerações e reencontros com velhos amigos. Porém, a grande estrela da cerimônia de entrega de faixas é sempre o aluno, que, com dedicação, demonstra ser merecedor de uma nova graduação e está pronto para novos desafios, para uma nova etapa. Além disso, é inspirador ver pai e filha trabalhando juntos, o que reforça os valores familiares do judô. Parabéns ao Dojô Fraga por essa cerimônia inesquecível!”
O evento foi mais uma demonstração de como o judô, fundamentado nos princípios de respeito e colaboração, pode inspirar e unir pessoas em prol do desenvolvimento da arte marcial e da formação humana.
Comentarios