
A Cerimônia de Outorga de Faixas e Homenagens realizada no último domingo (09), domingo ensolarado e convívio familiar, ficará registrada nos anais do Judô Social Rio e da Liga Nacional de Judô (LNJ) como um marco inesquecível.
O evento foi simplesmente maravilhoso! Reencontros emocionantes e alguns convidados, resgatando e fortalecendo laços de companheirismo e amizade, além de novas conexões, tudo isso envolto em alegria e emoção.

A cerimônia foi um sucesso absoluto, reunindo 44 Senseis:
• 38 faixas pretas (Yudanshas)
• 06 Kodanshas, sendo 03 reconhecidos pela LNJ
• 13 Mudanshas
• Representantes de 13 municípios do estado.
Sem dúvida, este foi o maior ou um dos maiores encontros do sistema de ligas no Brasil. Esse feito só foi possível graças ao engajamento de Senseis comprometidos, que se mobilizaram junto ao Judô Social Rio, além dos que estão chegando e acreditam em nossa proposta: o resgate do Judô Kodokan, seus princípios e valores acima de tudo.
O Judô Social Rio nasceu para devolver ao judô o acesso universal e equitativo, assim como nosso Shihan Jigoro Kano que idealizou ao criar a arte do “Caminho Suave”, uma arte marcial para todos.
Abertura e Homenagens
Antes do início da cerimônia, os participantes foram recepcionados com um Coffee-break. Em seguida, fez-se o Rei inicial, onde o Presidente Eduardo Duarte passou a palavra ao Sensei mais graduado, Renato Alberto, que teve a honra de abrir o evento, seguindo com os pronunciamentos dos Kodanshas da LNJ do Presidente Eduardo Duarte e do Vice-Presidente Marcos Vinicius. Logo após, foram entregues as seguintes homenagens: Moções de Reconhecimento, Outorgas de Faixas, Homenagem aos Colaboradores que se destacaram em 2024 e finalizando os Certificados de Participação.
O objetivo final do Judô Social Rio era reunir mais de 70 Senseis de 19 municípios, mas, devido a outros compromissos e imprevistos, alguns não puderam comparecer. No entanto, novas oportunidades virão e já estamos planejando o próximo encontro, atendendo a numerosos pedidos, principalmente daqueles que não puderam estar presentes.
Eventos como esse, marca a trajetória das gerações presentes, é história que será contada daqui para frente.
Um Encontro para a História
“É fundamental promover momentos que celebrem o judô acima de tudo. O Judô Social Rio não mede esforços para valorizar os judocas com meritocracia. A confraternização é um momento ímpar, que só os judocas raízes sabem o que estou falando. Podemos passar anos sem nos vermos, mas quando nos reencontramos, é como se o tempo não tivesse passado, e as histórias que cada um carrega voltam à tona. Esse evento resgatou o verdadeiro simbolismo do judô: a família. Há muito tempo eu não vivi algo tão especial. Mais uma vez, obrigado a presença de cada um, pois vocês abrilhantaram esse dia. Oss!” – Eduardo Duarte, Presidente do Judô Social Rio.
O Judô Social Rio segue cada vez mais fortalecido, renovando nossa resiliência para enfrentar os desafios que estão por vir. Se houver batalhas, lutaremos para vencê-las com respeito, ética e humildade.
Ninguém conquista nada sozinho! Domingo foi dia de mostrar a nossa força, pois juntos somos mais fortes!
O Judô Social Rio, agradece mais uma vez sua presença. Um agradecimento especial ao Sensei Marcos Borges, ao CT Boulevard, ao Instituto IEVA e a ARCN 3D Print.
Comments