...
top of page

JUDO SOCIAL RIO SE SENSIBILIZA COM AS PERDAS DOS IRMÃOS JUDOCAS

Quando a morte se apresenta aflige e causa grande sofrimento. E nós, da Federação de Judô Social do Estado do Rio de Janeiro - FJSERJ estamos também com o sentimento descontente diante das perdas dos irmãos de judô Luiz Fernando Cherubini (SP) e Nilton Ferreira (BA) durante o Campeonato Brasileiro de Judo Veteranos 2023, realizado em 18/08 em Pindamonhangaba, SP. O primeiro teve um mal súbito durante o combate, falecendo no próprio ginásio; já o atleta baiano sofreu um infarto, também lutando, foi transferido para o hospital na própria cidade do evento e faleceu depois de 4 dias internado (22/08). Diante dessa tragédia a competição foi suspensa definitivamente.


Esse é o momento de solidariedade e jamais de julgamentos ou ataques. Não podemos ser negligentes ou desrespeitosos com quem quer que seja. Essas fatalidades, que lamentavelmente aconteceram, poderiam ser em qualquer local ou atividades: no esporte, num passeio, cinema, no bar, dormindo... Ninguém pode afirmar nada. Como disse o filósofo grego Sócrates, 'só sei que nada sei'.


Somos todos judocas e devemos nos unir para que acontecimentos funestos como esse, não ocorram mais. A nossa briga é para que o nosso esporte tenha um melhor acompanhamento e, assim, a saúde física e mental do judoista possa ser preservada.


A FJSERJ mergulhará fundo nessa questão. Nos próximos dias a Direção Técnica, demais Diretorias e Coordenações estarão reunidas para analisar o processo de inscrição à nossa entidade, com intuito único de resguardar vidas.


Deixamos nossas condolências às famílias enlutadas, amigos, aos presentes, Associações e as Entidades superiores envolvidos no certame e com os atletas que foram para o Mundo Espiritual.


Guará Matos - Coordenador de Comunicação.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Judo Social Rio na Rádio Tupi

Na última sexta, o professor Eduardo Duarte, presidente do Judô Social Rio e Consultor do Judô Para Todos (Inclusivo) da Liga Nacional de Judô, participou do programa "Tupi nas Comunidades", apresenta

Comments


bottom of page