Respeito, Inclusão e Igualdade em cada movimento
KATAS
Clique no Kata para ver o vídeo
O judô pode ser praticado de duas formas principais: Kata e Randori. Cada uma delas possui um propósito específico e complemento ao aprendizado técnico e filosófico do judoca.
A prática do Kata e do Randori é indispensável para o desenvolvimento completo de um judoca. Enquanto o Kata conecta o judoca às tradições e princípios do judô, o Randori proporciona a vivência prática e o domínio técnico em situações reais. Juntos, eles formam a base do aprendizado e perpetuam a filosofia deixada por Sensei Jigoro Kano , fundador do judô.
Kata: A Forma
O termo Kata significa literalmente "forma". Trata-se de uma prática que segue um sistema formal e estruturado de exercícios pré-arranjados, onde cada movimento é executado com precisão e propósito.
-
Objetivo do Kata: Por meio da prática do Kata, os judocas aprendem os princípios fundamentais das técnicas, compreendendo sua essência e aplicabilidade.
-
Importância: O Kata é essencial para preservar a tradição do judô, transmitir conhecimentos técnicos avançados e desenvolver a disciplina e a concentração.
Por meio da prática do Kata que se aprende os princípios das técnicas.
No Kodokan, os 9 (nove) Katas são: