...
 
Acabamento Site Jigoro Kano c Kandi mais

PALAVRA DO PRESIDENTE

         A Federação de Judô Social do Estado do Rio de Janeiro (FJSERJ) foi criada com o mesmo propósito do fundador do Judô Kodokan, o Shihan Jigoro Kano, tendo como objetivo atender os mais fracos e desfavorecidos. A FJSERJ - Judô Social Rio chega para fazer a diferença, um judô diferente, resgatando os ensinamentos deixados por seu fundador: o compromisso com os mais fracos. No Judô Social Rio destacamos sobretudo a inclusão daqueles que encontram-se em situações de maior vulnerabilidade social e pessoas com deficiência.

        Jigoro Kano criou o Judô para agregar, mas esse importante valor se perdeu há muito tempo. Deveria ser prerrogativa a prática de incluir, entretanto, a nossa modalidade tem se tornado excludente e não podemos permitir que o Judô perca sua essência, a doutrina filosófica deixada por nosso Shihan Kano.

       No judô passei por todas as etapas. Fui aluno, atleta, instrutor, professor, árbitro, técnico, coordenador e agora gestor, presidente de uma entidade que tem o meu DNA, o social. No âmbito do Judô Inclusivo, sou o precursor do Judô para Surdos no país com conquistas olímpica, mundial, sul-americano entre outras, e, uma referência na inclusão das pessoas com deficiência em competições convencionais e responsável pelo fomento do Judô Para Todos no país, trabalho esse que coordenei em outra entidade.

 

      O social e a inclusão das PCDs é uma paixão que descobri e milito (luto) há quase 30 anos. Conheço de perto suas dificuldades. Sei como poucos o quanto é difícil manter um projeto social e das dificuldades dos judôs clubes de pequeno porte no seu acesso e de alunos se filiarem e participarem de eventos realizados por determinadas entidades estaduais. Outro problema detectado frequentemente é o judoísta que alcança com perseverança a faixa marrom sonhando em se tornar um faixa preta, mas esbarra nos elevados custos dos exames. Sonho esse que poucos se aproximam e desistem por não terem condições.

      O Judô é uma ferramenta educacional maravilhosa que promove a saúde, a educação, o respeito, a integração e a inclusão. Valores esses que pretendemos resgatar através de uma gestão participativa e para todos. Desta forma, a FJSERJ - Judô Social Rio irá colocar em prática o Jita Kyoei, que segundo o Shihan Kano, significa a prática da solidariedade humana para o melhor bem individual e universal.

 

      Como presidente do Judô Social Rio sei que o nosso caminho não será nada suave, contudo, afirmo que faremos a diferença em nosso estado, oferecendo a todos a oportunidade da prática do judô, resgatando a essência e a doutrina filosófica herdadas por nosso grande Shihan Jigoro Kano.

Sensei Eduardo Duarte