...
top of page

1ª ETAPA DO CAMPEONATO CARIOCA DE JUDÔ




No último domingo realizamos a 1ª Etapa Estadual - Campeonato Carioca 2024, da Federação de Judô Social do Estado do Rio de Janeiro com mais de 200 atletas, meta atingida.

 

A Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador, RJ recebeu um grande público que acompanhou a competição incentivando e torcendo bastante pelos atletas.

 

A 'Classe Chupeta', com crianças até 06 anos (aferido pelo ano de nascimento) onde todos recebem medalha de ouro, deu início ao evento. 'Os Chupetas' é sempre um show à parte! A partir daí as áreas de combate receberam outras variantes de lutadores, do Infantil ao Veterano, e não esqueçamos do Judô Para Todos (PcDs) que contou com um número expressivo com exibições que emocionaram a todos os presentes.

 

O Infantil ainda no formato de festival que contempla as Classes Sub 09 e Sub 11 visa a preparação da criança para as competições de alto rendimento, onde todos recebem medalha de ouro, prata e bronze distribuídos em chaves de até 4 atletas quando necessário, porém, estabelece um trabalho mais específico que envolve o psicológico, a disciplina, a concentração, a superação e o respeito; além de trabalhar o medo e ansiedade.

 

Com uma infraestrutura impecável, o outro ponto positivo foi a premiação muito elogiada por todos. Com designer incomum, chamou a atenção pelo bom gosto. A FJSERJ não poupou esforços para oferecer premiação de qualidade aos competidores e agremiações.

 

A arbitragem se apresentou adequadamente trajada e exerceu a função no 'Shiai-jo' com discrição.

 

Mas também tivemos pontos sensíveis, que nos causou constrangimento. Infelizmente nas Classes Sub 09 e Sub 11, muitos pesos tiveram que ser alterados, assim como no Sub 13 que leva o atleta a desclassificação. Foram muitos atletas destoando do peso. Então, a equipe liderada pelo professor Eduardo Duarte, presidente do Judô Social Rio, para não desclassificar tantos alunos os readequou no peso real culminando num atraso considerável, mas em contra partida não frustramos os responsáveis presentes, as crianças e jovens que assim puderam competir.

 

Mas tudo foi um aprendizado positivo, que decerto levaremos para as próximas etapas, o cumprimento dos regulamentos, pois cabe ao professor segui-los para evitar desclassificação do atleta e perda de medalhas.

 

Guará Matos - Coordenador de Comunicação.

@liganacionaldejudo @rapp_black_midia @meubonappetit

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page