...
top of page

JUDÔ SOCIAL RIO CRESCE A PASSOS LARGOS

Atualizado: 31 de mar. de 2022

A Federação de Judô Social do Estado do Rio de Janeiro - FJSERJ, mantendo o compromisso 'do Judô para todos' iniciou '2022' investindo forte na qualidade de seus professores e atletas. Depois da Clínica de Arbitragem, Credenciamento Técnico e Staff (oficial de mesa e sumolista), foi a vez dos postulantes à faixa preta iniciarem a caminhada em busca da tão sonhada graduação. No domingo (27/03) nos reunimos no 'CT ILHA FIGHTER' - Praia de Olaria, 727, Cocotá - Ilha do Governador (RJ) para o tão aguardado, 'pré-exame'. O Conselho Estadual de Graus estava representado, com seus membros: Eduardo Duarte (5° Dan) e também presidente do Judô Social Rio, Romualdo Felipe (5°Dan) e Marcelo Carvalho (4°Dan), secretário geral.


Diversas agremiações apresentaram seus atletas para serem avaliados pelo CEG e, assim, em caso de validação seguirem até à aprovação final.


Eduardo Duarte sensei reforçou a importância da hierarquia no 'Caminho Suave' e do respeito do aluno pelo professor; reiterou que a missão da FJSERJ é a mais democrática possível, preservando sempre o ser humano independente de sua classe social, financeira ou cultural. "Dou um exemplo: um atleta por ter apenas o judogi azul naquela ocasião, jamais seria impedido de usá-lo durante aquele momento; e só lhe será exigido o 'branco' no exame final, pois é

o que determina as solenidades especiais", frisou Eduardo. O presidente também pontuou a necessidade de treinar à exaustão os fundamentos básicos, principalmente os ukemis. Aproveitou para fazer algumas demonstrações de rolamentos com postura e técnica que devem ser utilizadas nas execuções.


Outro membro do 'CEG', Romualdo sensei, orientou aos presentes que não desprezem o treinamento de 'Shintai' (deslocamento sobre o tatame). Saber a diferença de cada movimento (Ayumi-Ashi, Suri-Ashi, Tsugi-Ashi e Yoko-Tsugi-Ashi) é imprescindível para o aprendizado e obtenção de qualidade técnica, em especial na execução do Nage-no-kata.


O terceiro integrante do Conselho, Marcelo sensei apresentou a preocupação permanente da Instituição com a organização e a lisura.


O coordenador de Sistema e Design Gráfico, Fábio Barros, nos apresentou o site (https://www.judosocialrio.com.br) e as novas ferramentas para ser navegado; divulgou o crescimento do mesmo no Rio de Janeiro, Brasil e Exterior.


Foi um belo encontro e, decerto, outros tão bons ou melhores virão. E somando às nossas atividades existentes, teremos novidades a serem anunciadas em breve. É só aguardar.


Guará Matos - Coord. De Comunicação.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page