O Sistema de Ligas no Brasil (através da Lei Pelé) resgatou os pensamentos do mestre Jigoro Kano, 'de proporcionar o judô para todas as camadas da sociedade'. Não importa etnia, condição financeira, ideologia política, credo, orientação sexual, gênero ou faixa etária; a 'Arte do Caminho Suave' deve ser alcançada por todos.
Depois de tantas lutas dentro e fora dos tatames surge um Projeto de Lei discriminando as Ligas e possibilitando interpretações que podem danificar, sem precedentes, os trabalhos sociais de décadas.
Segundo o presidente Eduardo Duarte, as providências estão sendo tomadas para reverter esse despautério: "Articulei desde início, logo após sabermos desse PL lamentável. Fizemos contatos com vários deputados em busca de uma solução favorável às Ligas. Para se ter ideia crianças e jovens em vulnerabilidade social, assim como pessoas com deficiência (Judô para Todos), praticam o 'Caminho Suave' porque existem essas entidades! Pois se dependessem de 'algumas outras' seriam apenas invisíveis", concluiu Eduardo.
A Liga Nacional de Judô - LNJ e suas filiadas garimpam jóias valiosas para o esporte; resultado de muito trabalho, conhecimento e dedicação. Dessas descobertas surgem atletas de alto rendimento que decerto, poderão representar o nosso país em qualquer parte do mundo!
Sensei Marcos Junior, representante da LNJ, visitou o Rio de Janeiro na última segunda-feira reunindo-se com a Deputada Laura Carneiro e o professor Eduardo Duarte. Marcos enalteceu a iniciativa pontual do presidente da Federação de Judô Social do Estado do Rio de Janeiro em prol do Sistema de Ligas.
A deputada federal Laura Carneiro, parlamentar de atuação impecável, demonstrou todo apoio à nossa causa vindo enriquecer de sobremaneira a luta que travamos pelo reconhecimento de nossa importância no cenário do judô nacional. Sua performance política é pautada em bons debates e grandes vitórias sob a inspiração de seu pai, o senador Nelson Carneiro, herói de grande parte dos brasileiros.
Somos gratos à V.Ex.ª.
Guará Matos - Coordenador de Comunicação.
__
Foto: O sensei Eduardo Duarte, presidente da FJSERJ, deputada federal Laura Carneiro e sensei Marcos Junior, representante da LNJ.
Comentarios